Politica

Wilder é o candidato estreante que mais teve votos na história de Goiás

Hélio Lemes da Silva Filho

Publicado em 12 de outubro de 2018 às 01:49 | Atualizado há 6 anos

O senador Wilder Morais (DEM) conseguiu uma proeza nas urnas: tornou-se o candida­to principiante com maior volu­me de votos nas urnas na história de Goiás. Jamais um candidato de primeira viagem teve tantos sufrá­gios, quase 800 mil votos.

A segunda colocação fica com José Eliton (PSDB), que teve bem menos votos, 407.295, numa disputa para governador com menos concorrentes.

Na terceira colocação, Dele­gado Waldir teve tantos votos, 274 mil, quando foi candidato pela primeira vez, em 2014, para deputado federal.

Wilder não teve nem a máqui­na do Estado, como José Eliton, nem apresentava a empatia do De­legado Waldir, considerado um su­cesso das redes sociais e da mídia.

O que mais chama a atenção é que até poucas horas da dispu­ta, no último domingo, 7, os insti­tutos de pesquisa colocavam Wil­der em quinto lugar, quase 20% atrás de candidatos considerados favoritos como a veterana Lúcia Vânia (PSB) ou do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

A cada pesquisa divulgada na imprensa que mostrava Wilder muito atrás dos demais candi­datos surgia a pergunta que co­locava em dúvida os institutos: “Como Wilder estaria tão dis­tante se a campanha dele mos­tra grande presença nas urnas?”.

Wilder teve 795.505 votos con­tra 518.868 de Lúcia e 416.151 votos do ex-governador Marconi Perillo.

Se é verdade que Wilder teve um grande crescimento na reta final, é de se estranhar o moti­vo dele ficar tão à frente da can­didata Lúcia Vânia – que sem­pre apareceu distante de Wilder e não sofreu em tese contamina­ção por conta da Operação Cash Delivery, que afetou Marconi.

AGRADECIMENTOS

Na terça-feira, 9, Wilder agra­deceu os amigos e companheiros de campanha pela enorme quan­tidade de votos e pediu para que os amigos e apoiadores não de­letem o grupo central de What’s App que o apoiou durante a dis­puta. O grupo com dezenas de amigos de infância, apoiadores, assessores e familiares compar­tilhavam sugestões e notícias re­ferentes ao senador: “Olá, meus amigos do grupo aí, tudo bem? Sou eu, rapaz, o vencedor, o Wil­der Morais! Quero mandar um abraço para todos. E agradecer o apoio de cada um de vocês. Cada um da sua maneira, pediu voto, articulou, então, estamos firmes. Saímos vencedores, pode ter certeza: são quase 800 mil vo­tos. E conseguimos eleger nos­so governador Ronaldo Caiado. Goiás vai ter um novo jeito de go­vernar (…) e espero estarmos jun­tos dele para poder transformar o Estado de Goiás. Agora, quero di­zer para vocês: não desmontem o grupo não. Só muda o nome agora: estamos em campanha para nosso próximo presidente da República, Jair Bolsonaro. Só bota aí Wilder 17 Bolsonaro. Va­mos abrir o comitê central e bus­car a bandeira dele. Para Caiado fazer um grande governo precisa­mos dele. Tem que ter um parcei­ro presidente da República. Nos próximos dias vou estar agarra­do nesta campanha. Um abraço!”.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias