Wilder é o candidato estreante que mais teve votos na história de Goiás
Hélio Lemes da Silva Filho
Publicado em 12 de outubro de 2018 às 01:49 | Atualizado há 6 anosO senador Wilder Morais (DEM) conseguiu uma proeza nas urnas: tornou-se o candidato principiante com maior volume de votos nas urnas na história de Goiás. Jamais um candidato de primeira viagem teve tantos sufrágios, quase 800 mil votos.
A segunda colocação fica com José Eliton (PSDB), que teve bem menos votos, 407.295, numa disputa para governador com menos concorrentes.
Na terceira colocação, Delegado Waldir teve tantos votos, 274 mil, quando foi candidato pela primeira vez, em 2014, para deputado federal.
Wilder não teve nem a máquina do Estado, como José Eliton, nem apresentava a empatia do Delegado Waldir, considerado um sucesso das redes sociais e da mídia.
O que mais chama a atenção é que até poucas horas da disputa, no último domingo, 7, os institutos de pesquisa colocavam Wilder em quinto lugar, quase 20% atrás de candidatos considerados favoritos como a veterana Lúcia Vânia (PSB) ou do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).
A cada pesquisa divulgada na imprensa que mostrava Wilder muito atrás dos demais candidatos surgia a pergunta que colocava em dúvida os institutos: “Como Wilder estaria tão distante se a campanha dele mostra grande presença nas urnas?”.
Wilder teve 795.505 votos contra 518.868 de Lúcia e 416.151 votos do ex-governador Marconi Perillo.
Se é verdade que Wilder teve um grande crescimento na reta final, é de se estranhar o motivo dele ficar tão à frente da candidata Lúcia Vânia – que sempre apareceu distante de Wilder e não sofreu em tese contaminação por conta da Operação Cash Delivery, que afetou Marconi.
AGRADECIMENTOS
Na terça-feira, 9, Wilder agradeceu os amigos e companheiros de campanha pela enorme quantidade de votos e pediu para que os amigos e apoiadores não deletem o grupo central de What’s App que o apoiou durante a disputa. O grupo com dezenas de amigos de infância, apoiadores, assessores e familiares compartilhavam sugestões e notícias referentes ao senador: “Olá, meus amigos do grupo aí, tudo bem? Sou eu, rapaz, o vencedor, o Wilder Morais! Quero mandar um abraço para todos. E agradecer o apoio de cada um de vocês. Cada um da sua maneira, pediu voto, articulou, então, estamos firmes. Saímos vencedores, pode ter certeza: são quase 800 mil votos. E conseguimos eleger nosso governador Ronaldo Caiado. Goiás vai ter um novo jeito de governar (…) e espero estarmos juntos dele para poder transformar o Estado de Goiás. Agora, quero dizer para vocês: não desmontem o grupo não. Só muda o nome agora: estamos em campanha para nosso próximo presidente da República, Jair Bolsonaro. Só bota aí Wilder 17 Bolsonaro. Vamos abrir o comitê central e buscar a bandeira dele. Para Caiado fazer um grande governo precisamos dele. Tem que ter um parceiro presidente da República. Nos próximos dias vou estar agarrado nesta campanha. Um abraço!”.
]]>