Wilder garante lutar por duas federais para goianos:Entorno do DF e região Norte
Redação
Publicado em 7 de setembro de 2018 às 01:30 | Atualizado há 6 anosO senador Wilder Morais (DEM), candidato à reeleição, diz que espera conseguir pelo menos outras duas universidades federais para o Estado. Sub-relator do orçamento em 2013, ele foi o primeiro a prever recursos para a Universidade Federal de Catalão (UFcat) e Universidade Federal de Jataí (UFJ).
Wilder também estabeleceu no orçamento da União recursos para a criação das faculdades federais do Norte e Entorno do Distrito Federal. Parlamentar firmou ainda compromisso em lutar para que a Cidade de Goiás tenha uma faculdade de medicina.
Em seu segundo mandato, Wilder pretende levar as federais para Cidade Ocidental e Porangatu. Para ele, as cidades representantes do Entorno do DF e Norte poderão atrair alunos da região e facilitar a vida de milhares de famílias que não terão mais que enviar seus filhos para os grandes centros. “Na verdade, em pouco tempo, estes municípios se transformarão em referência na área científica e educacional”.
Wilder afirma que sua militância na educação é motivada principalmente pelas condições de vida que enfrentou na infância e adolescência. “Fui obrigado a deixar minha cidade para estudar engenharia civil. Saí de Taquaral com um sonho e sei bem que foi tudo muito difícil. Minha mãe, por exemplo, veio para Goiânia costurar, ajudando em minha manutenção”, diz. O parlamentar afirma que não deseja as dificuldades que enfrentou para nenhum jovem estudante: “Mudei 24 vezes de casa. Quantas e quantas vezes dormi na biblioteca, exausto de tanto trabalho durante o dia? Não era brincadeira não”.
O senador dedicou as cotas parlamentares destinadas a promover seu mandato para a produção e distribuição de R$ 1,2 milhão de livros. Para Wilder, a razão de poucas pessoas o conhecer como político, é exatamente ter optado em distribuir livros em vez de espalhar outdoor pelas cidades ou gastar recursos com propagandas. “Não me arrependo absolutamente de nada. Era algo que simplesmente precisava ser feito. Não tem nada melhor do que chegar nas palestras que realizo no Estado e ser apontado por um aluno que ainda não sabe seu nome, mas diz ‘olha ali o senador dos livros’. Isso me completa como agente e servidor público, como pessoa que está na política para exercer um mandato, uma representatividade”.
OUTRAS PRIORIDADES
Quatro emendas individuais e uma de bancada do senador Wilder Morais destinarão quase R$ 7,3 bilhões ao povo goiano para a melhoria da qualidade de vida e capacitação profissional da população. As emendas apresentadas pelo parlamentar foram aprovadas pelas comissões das quais Wilder faz parte e estarão no Anexo de Metas e Prioridades do Orçamento da União. Estão priorizados investimentos em planejamento urbano, melhorias no transporte ferroviário, infraestrutura turística e apoio às micro e pequenas empresas.
]]>