Politica

Wilder garante lutar por duas federais para goianos:Entorno do DF e região Norte

Redação

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 01:30 | Atualizado há 6 anos

O senador Wilder Morais (DEM), candidato à reeleição, diz que es­pera conseguir pelo menos outras duas universidades federais para o Estado. Sub-relator do orçamento em 2013, ele foi o primeiro a prever recursos para a Universidade Fede­ral de Catalão (UFcat) e Universida­de Federal de Jataí (UFJ).

Wilder também estabeleceu no orçamento da União recursos para a criação das faculdades fe­derais do Norte e Entorno do Dis­trito Federal. Parlamentar firmou ainda compromisso em lutar para que a Cidade de Goiás tenha uma faculdade de medicina.

Em seu segundo mandato, Wil­der pretende levar as federais para Cidade Ocidental e Porangatu. Para ele, as cidades representantes do Entorno do DF e Norte poderão atrair alunos da região e facilitar a vida de milhares de famílias que não terão mais que enviar seus filhos para os grandes centros. “Na verda­de, em pouco tempo, estes municí­pios se transformarão em referên­cia na área científica e educacional”.

Wilder afirma que sua militân­cia na educação é motivada princi­palmente pelas condições de vida que enfrentou na infância e adoles­cência. “Fui obrigado a deixar mi­nha cidade para estudar engenha­ria civil. Saí de Taquaral com um sonho e sei bem que foi tudo mui­to difícil. Minha mãe, por exemplo, veio para Goiânia costurar, ajudan­do em minha manutenção”, diz. O parlamentar afirma que não de­seja as dificuldades que enfren­tou para nenhum jovem estudante: “Mudei 24 vezes de casa. Quantas e quantas vezes dormi na biblioteca, exausto de tanto trabalho duran­te o dia? Não era brincadeira não”.

O senador dedicou as cotas par­lamentares destinadas a promover seu mandato para a produção e dis­tribuição de R$ 1,2 milhão de livros. Para Wilder, a razão de poucas pes­soas o conhecer como político, é exatamente ter optado em distri­buir livros em vez de espalhar ou­tdoor pelas cidades ou gastar re­cursos com propagandas. “Não me arrependo absolutamente de nada. Era algo que simplesmente preci­sava ser feito. Não tem nada me­lhor do que chegar nas palestras que realizo no Estado e ser apon­tado por um aluno que ainda não sabe seu nome, mas diz ‘olha ali o senador dos livros’. Isso me com­pleta como agente e servidor públi­co, como pessoa que está na políti­ca para exercer um mandato, uma representatividade”.

OUTRAS PRIORIDADES

Quatro emendas individuais e uma de bancada do senador Wilder Morais destinarão qua­se R$ 7,3 bilhões ao povo goiano para a melhoria da qualidade de vida e capacitação profissional da população. As emendas apre­sentadas pelo parlamentar fo­ram aprovadas pelas comissões das quais Wilder faz parte e esta­rão no Anexo de Metas e Priori­dades do Orçamento da União. Estão priorizados investimentos em planejamento urbano, me­lhorias no transporte ferroviário, infraestrutura turística e apoio às micro e pequenas empresas.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias