Wilder Morais: “Montamos um questionário que requerem várias informações”
Diário da Manhã
Publicado em 25 de outubro de 2018 às 01:18 | Atualizado há 6 anosDe São Paulo, onde se reuniu com vários técnicos, o senador Wilder Morais (DEM) disse neste feriado de 24 de outubro, aniversário de Goiânia, que o trabalho do Instituto Comunitas será técnico e objetivo.
Coordenador da transição de governo e um dos principais aliados de Ronaldo Caiado, o engenheiro civil disse que tem perfil adequado para analisar as contas, a partir de sua experiência na iniciativa privada e vida pública, já que atuou na chefia de secretaria de governo. Deixou claro, todavia, que sua missão é constituir um relatório e quem decide, de fato, é o governador eleito, senador Ronaldo Caiado (DEM).
O DM publica trechos da entrevista concedida por Wilder para a rádio Bandeirantes 820.
Comunitas chega na próxima semana
Nós temos a assessoria da Comunitas e a partir da semana que vem já teremos técnicos dela aí em Goiânia. Estou em São Paulo e realizamos ontem (terça-feira) reuniões o dia inteiro. Montamos um plano de trabalho. Montamos um questionário que requerem várias informações e na segunda teremos esse encontro com técnicos de área. Queremos uma radiografia geral do governo e de todas as secretarias, bem como todos programas em andamento. Queremos fazer um trabalho bem minucioso para que p’ossamos entregar ao governador eleito até 30 de novembro todas as informações necessárias para ele tomar suas decisões.
Trabalho será transparente?
Com certeza teremos transparência. Não temos dado nenhum ainda. A transição foi oficializada na segunda-feira passada. Montamos equipe, elaboramos um questionário junto ao governo e receberemos estes dados a partir da semana que vem. E assim que recebermos as informações, podem ter certeza, nosso telefone estará sempre pronto para quem quiser. Vamos esclarecer a cada um sobre o que está acontecendo em Goiás n e s t a transição.
Dificuldades
O governador eleito terá a prerrogativa dele para que possa montar a equipe a partir destas informações. Ele terá que ter todas estas informações para assim cumprir o programa de governo apresentado durante a campanha. É verdade que muitas das informações já estão no portal transparência. Nós precisamos agora entender isso em conjunto e na hora que ele ter as informações, com certeza tudo será disponibilizado com a maior transparência. Sabemos a dificuldade que o futuro governador vai enfrentar. Então, não tem nenhum motivo para não ter transparência. Pelo contrário. Estes dados ajudaram a justificar os atos administrativos daqui para frente.
Perfil técnico
Hoje me citam como político, mas a vida inteira a imprensa me categorizava como técnico e não político. Agora fiquei muito feliz com uma votação de quase 800 mil votos. E virei político! Então, minha missão agora, modéstia parte, conheço bem. Sou empresário e vou pegar dados do governo para compreender o funcionamento desta gestão. Vou fazer esta missão com muito carinho e da reitodas as informações para o governador Ronaldo Caiado tomar sua decisão. Ao lado das ações no Senado, vou me dedicar completamente para a função.
Sem descanso
Após entregarmos ao governador o relatório com minhas análises e informações sobre o que entendi de todo cenário, ele, com certeza, vai ouvir os técnicos novamente e tomar decisões. Não vamos parar até que tudo seja finalizado. Nem ele nem eu teremos folga ou feriado até finalizar o relatório e transição. Ele me informou domingo de noite a respeito desta transição. Portanto, vamos ser atuantes e técnicos.
Vai ter um limpa geral?
Com certeza, as pessoas competentes que querem e têm compromisso com o governo e com o Estado e queiram trabalhar dentro da metodologia do governador Caiado não tem razão para sair. Mas veja bem: isso é uma decisão inteira do governador. Agora aqui sou técnico: vou me ater a simplesmente entregar o relatório que vamos elaborar. Claro, vou dar minha opinião sobre cada área. Mas a decisão, afinal de contas, é dele. É Caiado o governador. E não tenho nada para ensinar ao governador. Vou ajudar. Estou em São Paulo para saber qual a estrutura da Comunitas, como ela nos ajudará neste diagnóstico. Na segunda-feira já tenho uma reunião com o Governo de Goiás.
]]>