Brasil registra 84 casos de “gripe aguda” no verão
Júlio Nasser
Publicado em 4 de março de 2016 às 19:54 | Atualizado há 9 anosAlém da preocupação das autoridades sanitárias com as ocorrências de contaminação pelo vírus Zika e a Dengue, outra doença chama atenção dos médicos e especialistas, pois teve registros consideráveis neste ano.
O vírus A (H1N1) que se disseminou pelo mundo em 2009, ainda circula pelo país como outras cepas, termo da biologia e da genética para se referir a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas, que causam a gripe.
Desde o início de janeiro de 2016, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados ao tipo de gripe A (H1N1) vem crescendo pelo Brasil. No Estado de São Paulo há um número maior de casos.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registrados 84 casos confirmados da doença espalhados pelo país. E deste total, 11 morreram em decorrência dessa forma de gripe aguda. Ressaltando que a maior incidência da doença foi em São Paulo.
O que desperta a curiosidade e atenção das autoridades é que a doença tem maior ocorrência em meses mais frios do ano e não no verão.
Em 2015 a campanha de vacinação foi ampliada pelo Ministério da Saúde, pois a meta de imunizações do público-alvo não foi alcançada durante o período de campanha.
Apesar de os números serem considerados ainda casos isolados, o coordenador de Controle de Doenças afirma que não descarta a possibilidade de recorrer ao ministério para que haja campanhas de vacinação antecipadas, caso o número de ocorrências venha a crescer.
]]>