Saúde

Chegam a 1.384 casos de microcefalia confirmados no país, informa Ministério

Diário da Manhã

Publicado em 18 de maio de 2016 às 22:59 | Atualizado há 9 anos

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde anunciou o Informe Epidemiológico de Microcefalia, divulgando que 1.384 casos foram confirmados no Brasil. O boletim traz informações coletadas pelas secretarias de saúde até o último dia 14.

Desde o início das investigações em outubro de 2015, a pasta registrou 7.534 notificações, sendo que 2.818 casos foram descartados e 3.332 estão ainda sob investigação. Os casos confirmados ocorreram em 499 municípios, espalhados em 26 estados brasileiros.

Apenas o estado do Acre não teve registro de caso de microcefalia. Pernambuco e Bahia são as unidades federativas com os maiores números de casos confirmados, 354 e 243 respectivamente. Em Goiás, foram 14 casos confirmados, enquanto 68 ainda estão sendo investigados.

O boletim informa também que 273 casos chegaram ao óbitos por suspeita de microcefalia ou outra alteração do sistema nervoso central, desde outubro do ano passado. Apenas 59 casos foram confirmados, 177 estão sendo investigados e 37 foram descartados.

O Ministério ressalta ainda que a microcefalia pode ter outras causas além do Zika vírus, como rubéola, toxoplasmose , sífilis e outros agentes infecciosos. A pasta adverte para adoção de medidas com intuito de reduzir a presença do Aedes Aegypti como eliminação de criadouros e o uso de repelentes.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias