Saúde

Cientistas acreditam que couro da tilápia ajuda no tratamento de queimaduras

Diário da Manhã

Publicado em 31 de março de 2016 às 15:18 | Atualizado há 2 semanas

Uma pesquisa com animais, que durou cerca de um ano, mostrou que o couro da tilápia, peixe de água doce, pode ajudar no tratamento de vítimas de queimaduras.

Os resultados mostraram que o usa da pele do peixe como tratamento alternativo é eficaz. Atualmente, as vítimas de queimaduras são tratadas à base de sulfadiazina de prata, substância que ajuda a cicatrizar os ferimentos em um período de cerca de 14 dias.


Os peixes utilizados no estudo foram cultivados em um açude em Jaguaribara (CE). De cada animal é possível retirar 400cm² de pele. Após a retirada, o material é levado para a remoção de resquícios de tecidos musculares. Posteriormente, a pele é colocada em banho-maria, dentro de uma solução para a descontaminação, e depois o couro é armazenado em envelopes esterilizados. O material foi testado em 40 camundongos, que tiveram uma cicatrização em tempo igual ao de pomadas, e ainda amenizou dores, diminuiu a perda de líquidos e reduziu o risco de infecção.

Os testes em humanos começarão a ser feitos em julho deste ano. Cerca de 500 pessoas vão ser submetidas ao procedimento.

Com informações da Folha.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias