Saúde

Desafio de comer detergente já causou quase cem casos de intoxicação em 2018

Diário da Manhã

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 18:24 | Atualizado há 7 anos

O consumo de cápsulas de detergente líquido, sobretudo por adolescentes, provocou 86 casos de intoxicação desde de 2018, informou um relatório divulgado pela AAPCC (“Associação Americana de Centros de Controle de Veneno”, da sigla em inglês).

Segundo os dados, o número de casos entre pessoas de 13 e 19 anos ocorridos neste ano já é maior que todos os registros de 2017 (57 intoxicações) e 2016 (36).

A mania viralizou devido a um desafio da internet, conhecido como “Tide Pod Challenge” e se baseia em ingerir cápsulas de detergente. A empresa de detergente já se pronunciou sobre e advertiu as pessoas que o detergente não deve ser ingerido.

“Não podemos enfatizar o quanto isso é perigoso para a saúde dos indivíduos. Isso pode levar a convulsões, edema pulmonar, parada respiratória, coma e até a morte”, explica Stephen Kaminski, CEO da AAPCC.

Para tentar combater este desafio, o YouTube está deletando os vídeos relacionados ao assunto, para que a mania para de se disseminar.

Em Portugal, o Centro de Informação Antivenenos publicou um comunicado em sua página: “Comer cápsulas é estúpido! Coma bolachas”, diz o texto.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias