Heapa lembra Setembro Amarelo com evento especial de conscientização e prevenção ao suicídio
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) realizou nesta quarta-feira, 11, um evento especial em celebração ao Setembro Amarelo,
Redação
Publicado em 12 de setembro de 2024 às 10:12 | Atualizado há 4 mesesO Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) realizou nesta quarta-feira, 11, um evento especial em celebração ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e à prevenção do suicídio. As atividades começaram com um café da manhã para os colaboradores no auditório da unidade, seguido por uma apresentação musical.
O evento teve como destaque um culto ecumênico, que contou com a presença de representantes religiosos, incluindo o padre Rogério Zurawski da igreja católica, Karine de Oliveira Nunes da igreja evangélica e José Robinson Gomes do espiritismo. Eles ressaltaram a importância da vida e como o espiritual pode influenciar positivamente o bem-estar mental.
Após o culto, a mestre em neurociência Gisela Fernandes de Farias ministrou uma palestra sobre saúde mental, mostrando dados sobre a situação no Brasil. Ela revelou que o país ocupa o terceiro pior lugar em um ranking de saúde mental com 64 países e destacou que cerca de 15% dos trabalhadores no mundo sofrem de transtornos mentais, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O presidente da comissão de humanização do Heapa, Rennan César, explicou que o objetivo do evento foi ressaltar a importância de cuidar de quem cuida. “Queremos valorizar cada membro da equipe no processo de cuidado, oferecendo um ambiente seguro psicologicamente e promovendo a saúde ocupacional para garantir um atendimento de excelência”, afirmou.
Janaina Navarro, enfermeira do Núcleo de Ensino Permanente do Heapa, descreveu o evento como enriquecedor e expressou sua gratidão pelo conhecimento e inspiração recebidos. “Saí do evento energizada para trabalhar. As palavras dos palestrantes foram muito impactantes. Devemos tratar uns aos outros como irmãos e irmãs e servir com amor. Muito obrigada”, disse.
A coordenadora de enfermagem, Ruth de Araújo Santos, também expressou sua satisfação com o evento, destacando a oportunidade de refletir sobre o valor de cada vida e a importância da união. “Estou muito feliz e tocada pelas palavras e pela palestra. Sinto-me grata por fazer parte desta equipe e confiante de que, dia após dia, avançaremos juntos”, concluiu Ruth.
A ação reforçou a importância de apoiar a saúde mental e de promover um ambiente de trabalho saudável.
]]>