Hospital de Itumbiara discute Setembro Verde
Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos promoveu palestra sobre Setembro Verde para conscientizar profissionais da saúde sobre doação de órgãos, com gerente da Central de Transplantes de Goiás e assistente social da CIHDOTT.
Redação
Publicado em 5 de setembro de 2023 às 12:44 | Atualizado há 1 anoO Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) promoveu nesta segunda-feira,4, uma palestra sobre o Setembro Verde, campanha que conscientiza sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante. O evento, que foi direcionado para os profissionais da saúde do município, aconteceu no Complexo Administrativo de Saúde – Auditório SENAC e foi conduzido pela gerente da central de transplantes de Goiás, Katiuscia Christiane Freitas.
De acordo com a assistente social e membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), Karoline Silva Paiva, o intuito foi promover espaço de diálogo sobre a temática, visualizando a educação permanente dos profissionais da saúde de Itumbiara.
“É importante criar espaços para a disseminação de informação correta sobre como acontece o processo de diagnóstico de morte encefálica e da doação de órgãos. Essas ações podem modificar a realidade do Brasil sobre o tema. Parafraseando Paulo Freire, a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, afirmou Karoline.
Para a gerente da central de transplantes de Goiás, Katiuscia Christiane Freitas, o evento foi uma oportunidade de sensibilizar profissionais de saúde sobre o tema. “Desta forma, conseguimos treinar, mobilizar profissionais para que eles saibam como acolher as famílias para que elas possam entender melhor o processo e aos poucos vamos mudando a realidade da doação de órgãos em nosso Estado”, revelou.
]]>