Saúde

Osteopatia colabora para prevenção de doenças na próstata

Diário da Manhã

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 09:28 | Atualizado há 7 anos

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer no homem. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016 foram detectados mais de 60 mil novos casos da doença. E, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura da doença. A osteopatia – que trabalha o corpo de forma integrada, enfatizando saúde, prevenção e qualidade de vida – pode proporcionar resultados positivos à prevenção de doenças na próstata, como o câncer.

De acordo com o fisioterapeuta, Lucas Signates, a osteopatia tem como objetivo proporcionar equilíbrio para todos os tecidos do corpo de forma que facilite a chegada de sangue a cada uma das estruturas para que recebam boa quantidade de oxigênio e nutrientes.

Ainda de acordo com o especialista, no caso da próstata, ela é cercada de órgãos e tecidos que podem sofrer tensões devido a alterações de bexiga, intestino e da musculatura pélvica. “Corrigindo essas alterações, conseguimos melhorar a função desses órgãos, que passam a não gerar tensões sobre a próstata, diminuindo, com certeza, a possibilidade de desenvolver algum tipo de doença prostática”, explica

Osteopatia na recuperação

Signates aponta que em caso de prostatectomia as principais consequências são a incontinência urinária e a disfunção erétil. Para ele, a osteopatia pode colaborar positivamente na recuperação.

Após o procedimento cirúrgico de retirada parcial ou total da próstata, ocorre um processo de cicatrização no local. Como a próstata fica localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra masculina, começa a se formar um grande processo de fibrose na região, dificultando a passagem de sangue pelos vasos sanguíneos no local e reduzindo toda a força da musculatura da uretra, responsável por impedir a passagem da urina.

“Por isso é tão comum haver incontinência urinária e disfunção erétil”, finaliza o especialista.

(Foto: reprodução Internet)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias