Saúde

Policlínica de Quirinópolis discute depressão no Diálogo Semanal de Segurança

Policlínica de Quirinópolis promove o DSS para debater saúde mental e alertar sobre a depressão, incluindo sintomas e tratamentos.

Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2024 às 16:34 | Atualizado há 3 semanas

A Policlínica de Quirinópolis promove toda segunda-feira o Dialogo Semanal de Segurança (DSS), seguindo o calendário de ações educacionais anual. Durante o mês de janeiro, será abordado o tema saúde mental. O primeiro encontro abordou sobre depressão.

O técnico de enfermagem e membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Ricardo de Morais e supervisor de atendimento Delmon Ribeiro abordou com os colaboradores da unidade os principais sintomas da doença e modos de acolher e procurar tratamento para a pessoa acometida.

“No Brasil, hoje, de acordo com a OMS, a depressão é a 4° doença causadora de afastamento do trabalhador e 1° lugar em tempo vivido com incapacitação ao longo da vida. Esses dados mostram que a depressão não é uma doença fácil de ser tratada nem mesmo de ser diagnosticada porque muitas vezes os pacientes tentam esconder os sintomas”, comentaram.



		Policlínica de Quirinópolis discute depressão no Diálogo Semanal de Segurança
Divulgação

De acordo com os profissionais, o tratamento é medicamentoso e psicoterápico. “A escolha do antidepressivo é feita com base no subtipo da depressão, é de fundamental importância a adesão ao tratamento, uma vez interrompido por conta próprio ou uso inadequado da medicação, pode aumentar significativamente o risco de cronificação”, explicaram.

Os palestrantes destacaram que o tratamento pode ser realizado na atenção primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios multiprofissionais dentro das Policlínicas Estaduais.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias