Prefeitura pretende romper contrato com a UFG na área da saúde
Diário da Manhã
Publicado em 2 de outubro de 2017 às 21:17 | Atualizado há 7 anosNa manhã desta segunda-feira (02/10) em coletiva de imprensa, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral lamentou o fim do contrato com a prefeitura com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC). Ela está diretamente ligada a UFG, e era até então a responsável pela administração das maternidades Dona Íris e Nascer Cidadão.
No entanto o contrato vence no próximo mês e a prefeitura não pretende renová-lo.
Segundo a secretária de saúde Fátima Mrué o objetivo é que a terceirização dos serviços seja substituída pela realização de concursos públicos e por outras formas de contratação. Até o presente momento nenhum edital foi divulgado e não há informações sobre quem irá assumir a administração das maternidades.
Em coletiva de imprensa, o Reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral lamentou a decisão da secretaria “Temos orgulho dessa parceria com as maternidades Dona Íris e Nascer Cidadão, mas infelizmente a secretária aventa possibilidade de encerrar o contrato. Não é iniciativa nem intenção nossa, mas quem nos contrata é a prefeitura”.
Desde o início do ano a Maternidade Dona Íris, que era referência no estado, passa por problemas devido ao fim do contrato e a incerteza quanto a renovação. A maternidade chegou a suspender alguns atendimentos por conta da falta de repasse da prefeitura.
Caso o contrato seja encerrado, de fato, a prefeitura deverá arcar com uma dívida de 20 milhões que tem com a FUNDAHC. E a Secretária Municipal de Saúde irá assumir gradativamente a administração das maternidades.
]]>