Rio de Janeiro registra terceiro caso de gripe aviária em pássaro
Rio de Janeiro registra terceiro caso de gripe aviária em pássaro
João Daniel Santos Arnulfo
Publicado em 28 de maio de 2023 às 19:32 | Atualizado há 2 anosO Estado do Rio de Janeiro registrou o terceiro caso em ave silvestre migratória contaminada com influenza aviária (H5N1), a chamada gripe aviária, neste sábado, 27. O diagnóstico foi confirmado laboratorialmente em um trinta-réis-de-bando, encontrado na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ), o animal havia sido recolhido por profissional especializado, as análises foram conduzidas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O governo estadual acrescentou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde está monitorando as três pessoas que atuaram no recolhimento do animal. “Até o momento, nenhuma delas apresenta sintoma gripal e, por isso, não foram colhidas amostras para exames”, disse o comunicado.
O Ministério da Saúde monitora os casos registrados em aves silvestres no país, notificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e destaca que não foram confirmados casos em humanos até o momento.
]]>